Bem-vindo a Telediu!

  • Inicio
  • Blog
  • Até que idade a mulher pode tomar pílula?

Até que idade a mulher pode tomar pílula?


10/02/2020
images

Em tese não há limite de idade em que a mulher possa tomar a pílula anticoncepcional. Pode tomar até os 50 anos e até mais. A condição é que ela tenha uma boa saúde e não tenha alguma condição médica que aumente o risco de seu uso, como, por exemplo: obesidade, diabetes, hipertensão, enxaquecas com aura, uso de determinados medicamentos, tabagismo; entre outras.

Isto não significa que outros métodos talvez fossem mais práticos nessa faixa etária, como o DIU, por exemplo. No entanto, é preciso ser realista e reconhecer que – apesar dos avanços na saúde pública – milhares ou milhões de mulheres não tem acesso a outro método que não  a pílula anticoncepcional.

Podemos inclusive ponderar sobre algumas vantagens desse uso na pré-menopausa: redução dos sintomas vasomotores (fogachos), diminuição da perda óssea, regularidade menstrual e prevenção de hemorragias e diminuição do risco da incidência do câncer do ovário e do endométrio.

E por que se preocupar com a contracepção nessa faixa etária? Porque, com as respeitosas exceções, esta é uma idade em que a maiorias das mulheres já têm sua prole definida, têm um trabalho que é importante para elas e suas famílias, já batalharam muito e uma gravidez muitas vezes tem consequências desastrosas. É preciso se preocupar sim. A fertilidade é baixa, mas existe.

Portanto, a pílula pode sim, ser usada criteriosamente em faixas etárias mais perto da menopausa. Existem formulações mais e outras menos indicadas, por essa razão a opinião médica é muito importante na tomada de decisão de qual pílula seria mais indicada.

Prof. Antônio Aleixo Neto