Bem-vindo a Telediu!

  • Inicio
  • Blog
  • 5 dúvidas que as mulheres têm sobre o DIU

5 dúvidas que as mulheres têm sobre o DIU


11/05/2017
images

O planejamento responsável é, atualmente, um dos assuntos mais abordados pelos brasileiros. Podemos decidir de forma responsável se queremos ou não filhos. Por isso, a grande importância desse planejamento reprodutivo.

É preciso conhecer os métodos contraceptivos, obtendo informações para que a escolha seja a que mais irá te beneficiar como mulher. Os métodos podem ser medicamentosos, ou cirúrgicos. Hoje, o assunto é para aquelas que preferem os medicamentos e tratamentos.

O método abordado neste artigo é o dispositivo intra-uterino, o tão famoso DIU. Método altamente eficaz, de caráter temporário e reversível. Trata-se de um pequeno objeto feito de plástico e revestido de cobre.

Essa opção ocupa o segundo lugar no ranking dos métodos contraceptivos mais usados no mundo, atrás apenas da ligadura de trompas. Quando se fala em método reversível, passa para o primeiro lugar.

Mesmo com toda essa popularidade, é comum que se tenha dúvidas sobre os benefícios e funcionalidade do DIU. Pensando nisso, preparamos esse artigo com as respostas para os principais questionamentos sobre esse contraceptivo. Confira:

Como saber se posso optar por esse método contraceptivo?

A primeira indicação é que a você deve conversar com seu médico, conseguindo a orientação necessária para o início do tratamento, seja ele qual for. É preciso analisar as vantagens e desvantagens de cada método para que se possa fazer a melhor escolha. O seu mecanismo de ação depende somente da interferência com a migração dos espermatozóides, com o transporte do óvulo e com a fertilização.

Por quanto tempo posso usar o DIU?

O DIU pode ser usado por até 10 anos sem mais preocupações e a grande vantagem é que ele não apresenta efeitos colaterais.

O uso do DIU pode causar aborto?

Colocado no interior da cavidade uterina ele não provoca o aborto, pois atua antes da fecundação.

Pode interferir na relações sexuais?

A grande dúvida é se ele interfere nas relações sexuais e a resposta é não! O DIU não traz dor ou incômodos nem durante a relação e nem no dia a dia da mulher.

Existe alguma contraindicação?

A única contraindicação é para mulheres que não possuem parceiros fixos, neste caso é sempre aconselhável o uso de preservativo íntimo.

Como já foi citado, é muito importante a orientação médica na hora de escolher o método contraceptivo para avaliar qual será mais vantajoso. Conhece alguém que tem dúvidas sobre DIU? Então, não deixe de compartilhar esse texto!
E se você quiser saber mais sobre os tipos de dispositivos intra-uterinos, leia nosso artigo sobre os modelos de DIU de cobre.