Bem-vindo a Telediu!

  • Inicio
  • Blog
  • Saiba mais sobre os modelos de DIUs de cobre

Saiba mais sobre os modelos de DIUs de cobre


25/02/2017
images

Os DIUs surgiram na década de 60, nos EUA, com a promessa de uma contracepção reversível, eficaz e de longa duração. Os primeiros DIUs eram apenas de plástico (polietileno), sobressaindo-se o Lippes Loop.
Depois de vários avanços tecnológicos os DIUs de cobre foram lançados no mercado na década de 70, tornando possível sua popularização. Os DIUs de cobre são menores, e, portanto, mais fáceis de inserir. Também causam menos efeitos colaterais. Há uma relação geométrica entre o DIU e a cavidade uterina: quanto maior o DIU, mais efeitos colaterais e, vice-versa.
O efeito anticoncepcional do produto é obtido através da liberação continua de cobre dentro da cavidade uterina. Este interfere no número e no transporte de espermatozoides, e dificulta a movimentação do óvulo através da trompa, impedindo a fecundação (encontro do óvulo com o espermatozoide).
Hoje dispomos de vários modelos com cobre:
 
  • T de Cobre 380 A

É o DIU de cobre mais utilizado em todo o mundo. Com 10 anos de duração e uma eficácia de mais de 99% (como todos os DIUs) tem um comprimento de 36mm e envergadura de 32mm. É mais indicado para mulheres que já tenham filho. No Brasil temos as marcas Optima, Cepeó Pregna e Andalan Classic.

 
  • DIU de cobre com prata

Único anticonceptivo intrauterino que combina prata e cobre, tal combinação permite diminuir a fragmentação do cobre, de forma que seu uso se torna ainda mais eficaz.
Foi projetado em formato de “Y” para proporcionar maior conforto na inserção e remoção do produto.
É indicado para histerometria (comprimento interno da cavidade uterina) entre 6 e 9 cm. Tem uma duração de cinco anos e no Brasil só temos a marca Andalan Silverflex Ag.

 
  • DIUs com formato de ferradura 

Estes modelos se caracterizam pela facilidade de inserção e pelo menor índice de deslocamento. O mercado desse tipo de DIU foi dominado pelo Multiload Cu 375 durante décadas, no entanto, deixou de ser importado há poucos anos.
Em substituição a ele temos disponíveis: Ômega 375, Optima 375 e o Andalan Comfort 375. Eles têm um comprimento de 34mm e envergadura de 17mm. Todos têm uma duração de cinco anos.
Uma característica importante desse modelo de DIU é que existe a opção do tamanho Mini, que é adequado para mulheres que não tem filhos ou com histerometria de cerca de 5mm. Este tamanho tem um comprimento de 28mm e envergadura de 17mm.
 
  • DIU Mini T

O único modelo disponível é o Safe 300. Tem comprimento de 30mm e envergadura de 23mm. É o que tem o aplicador mais fino e devido a isso e seu tamanho, é muito indicado para ser usado pelas mulheres que não têm filhos. Duração de cinco anos.

RESUMO

 
Depois de cinco décadas de desenvolvimento, onde não faltaram críticas e mal-entendidos, os dispositivos intrauterinos se sobressaem hoje como o método anticoncepcional reversível mais usado no mundo: cerca de 170 milhões de usuárias, ultrapassando de longe a pílula anticoncepcional que tem cerca de 110 milhões de usuárias.
É um método barato, eficaz, prático, sem hormônios, que satisfaz as necessidades contraceptivas da maioria das mulheres.

 Dr. Antônio Aleixo Neto